MENU

COLUNISTAS


Etiqueta

ESTELA MAURA




 
 

Segunda-feira, 17/06/2019, às 06:00

COMPORTAMENTO INTEGRAL

O ser humano é complexo e apresenta muitas vertentes que regem seu modo de ser, sentir, reagir e enxergar os fatos. Por isso, quando se trata de condutas, ações e reações, prefiro o termo “comportamento integral”, e não apenas comportamento social. Quem me segue no Conexão Ética, pelas redes sociais, sabe como valorizo a integralidade do ser.
Conduta social é extremamente importante para que haja uma boa convivência entre indivíduos, através de gestuais educados e gentis, aliados a respeito e comunicação pessoal assertiva, ética, com diálogos produtivos e que façam a diferença nas relações interpessoais. Porém, trabalhar com comportamento integral significa ir além, porque o comportamento humano é regido não só por informações técnicas sobre regras de etiqueta social, mas também por emoções, sentimentos, profundos conceitos individuais ou coletivos, saúde física, inteligência emocional e intelectual, cultura familiar e local, história de vida, hábitos, circunstâncias e influências de opiniões externas.
Portanto, fica aqui uma sugestão para que cada leitor preste atenção em suas características de personalidade, em sua história de vida, ora composta por vitórias, relacionamentos saudáveis, realizações e estímulos; ora por desacertos, inseguranças, medos e frustrações. Vale a pena investir nessa caminhada!
Conhecer-se melhor, identificar as próprias dificuldades e destrezas promove autoconhecimento e maturidade. Ir em direção a uma maior conscientização de si pode significar mudança de hábitos e liberdade para melhores escolhas na vida. É um processo exigente, desafiador, e traz muitos benefícios, como autoconfiança, tranquilidade, mais clareza de pensamentos, menos expectativas desgastantes ou ansiedade. Quanto mais alguém se aceita, maior a possibilidade para encontrar seu verdadeiro caminho, compreender o outro e praticar empatia, com consequente transformação no comportamento em diversos setores da vida e melhor conexão com as pessoas. Este patamar de comportamento gera satisfação e realização pessoal, o que faz bem à saúde, cria ânimo, disposição para trabalhar e cuidar dos bons relacionamentos, além de dar coragem para enfrentar desafios e semear emoções positivas.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL