MENU

COLUNISTAS


Etiqueta

ESTELA MAURA




 
 

Segunda-feira, 15/04/2019, às 06:00

Qual o sentido da Páscoa?

A Páscoa está chegando, e muitos estão preocupados porque ainda não compraram os ovos de chocolate para presentearem familiares ou amigos. Trocar chocolates nesta época do ano é um costume, mas sempre fica uma dúvida... O que os ovos têm a ver com a Páscoa? A tradição da troca de ovos de Páscoa é antiga, mas como será que tudo começou? Como explicar para as crianças o porquê dos ovos de chocolate serem trazidos pelo coelhinho se, na realidade, a celebração é a ressurreição de Cristo?

Vamos lá! Distintamente da Páscoa judaica, que celebra a libertação do povo hebreu do Egito, a Páscoa cristã celebra a libertação da humanidade pelo Redentor. Portanto, a troca de ovos traduz este desejo de renovação de vida, simbolizando esperança. Este tempo de quaresma pode ter um sentido bem profundo se houver uma conscientização pessoal da necessidade de transformação interior em busca de uma vida nova. A imagem dos ovos carregam, justamente, o sentido desta busca importante. Sendo assim, criou-se o hábito da troca de ovos, em especial de chocolates, na comemoração da Páscoa.

Em algumas regiões do Brasil, é possível observar a tradição de pinturas artísticas em cascas de ovos, que ornamentam galhos de árvores enquanto estimulam diferentes atividades que conseguem engajar adultos e crianças, remetendo ao verdadeiro sentido da ocasião. Reunir, educar, estimular, envolver e promover a assimilação de tradições populares ou religiosas, com um propósito verdadeiro, é positivo.

Preparar-se para a Páscoa também é doar-se mais, viver a fé e ter iniciativas concretas relacionadas ao que foi meditado durante estes 40 dias. Nós, seres humanos, somos feitos de corpo, mente e espírito, e precisamos de certas pausas para reflexão e tomadas de consciência. Para os cristãos, a trajetória real da vida de Jesus é a esperança de uma vida em plenitude. Contudo, pela correria, grande parte se torna imediatista, cética, insensível, e se esquece de detalhes relevantes que podem transformar objetivos de vida e mudar o modo de enxergar pessoas ou acontecimentos. Portanto, em tempo de tantas contradições, condutas equivocadas e desumanas, talvez, às vésperas do dia de Páscoa, seja um bom momento para pensar e refletir sobre muitas coisas...

Que tal aproveitar esta semana para dar uma “paradinha”? Independentemente da fé de cada um, vale dar uma trégua na rotina exigente e reservar um tempo para meditar, orar e sentir. É muito bom reunir a família e amigos, celebrar uma ocasião mística especial, ser gentil, respeitar a todos, acolher e se sentir bem acolhido. Permita-se fazer esta experiência, e tenha uma Feliz Páscoa!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL