MENU

COLUNISTAS


Política

RAFAEL MATOS




 
 

Sábado, 13/04/2019, às 06:00

A euforia passou

O mandato de Jair Bolsonaro (PSL) já tem três meses e meio, e, se somarmos a vitória nas urnas, já são quase seis meses, entre transição e ação. Pouco tempo, muito tempo? Depende do ponto de vista, mas, na
situação que o Brasil se encontra, pelo menos o mercado financeiro já anda desanimado com o desempenho mostrado até agora.
A reforma da previdência é considerada por muitos como o símbolo desta mudança, mas anda bem emperrada. A euforia inicial já acabou. A economia deu sinais de recuperação, mas se retraiu novamente. A luz no fim do túnel voltou a ficar fraca.
Definitivamente, todos (incluindo o presidente, seus familiares,  seguidores e não seguidores) precisam entender que as eleições passaram. Bolsonaro venceu, e pronto. Não precisamos de discussões pelas redes sociais, precisamos de ação!

Engie no gás natural
Engie e Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) venceram o processo competitivo conduzido pela Petrobras para a aquisição de 90% da participação acionária da Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG). O negócio marca a entrada da empresa no segmento de gás natural no país, e está alinhado à estratégia global do grupo de descarbonização. Há dois anos, a empresa anunciou a busca de compradores do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (Capivari de Baixo) e da Usina Termelétrica Pampa Sul (RS).

Mão de obra do futuro
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou a criação de subcomissões para discutir o tema ‘Impactos da Sociedade 4.0 – Profissões do Futuro’. As subcomissões serão: Cyber Segurança; Biometria e Privacidade; e Empreendedorismo e Inovação. A proposição inicial foi da deputada federal catarinense Ângela Amin (PP).

Públicas e privadas
–A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) lançou uma página para receber denúncias relativas à sonegação fiscal. As informações podem ser cadastradas anonimamente. A aplicação também permite o carregamento de arquivos em formato pdf ou jpg relativos aos fatos denunciados.
–O deputado estadual Felipe Estevam (PSL) pediu na Alesc a reativação do Porto Pesqueiro de Laguna. Hoje, a produção é descarregada em Itajaí ou no Rio Grande do Sul.
–Portadores de diabetes mellitus poderão conquistar o direito à isenção de Imposto de Renda (IR) sobre os proventos de aposentadoria ou reforma. O benefício está previsto no projeto de lei do senador Álvaro Dias (Pode-
PR), aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL