MENU

COLUNISTAS


Política

RAFAEL MATOS




 
 

Segunda-feira, 29/10/2018, às 06:00

Tanto faz

Esta coluna foi escrita antes mesmo de saber o resultado final das eleições, pois o que vou dizer hoje pouco tem a ver com quem venceu. Pra mim, isso não tem importância. Você que está lendo pode estar contente ou triste com a vitória de seu candidato. Mas a sensação que tenho é que esta eleição foi vencida pela vontade de não deixar o outro ganhar.
Repito, muita gente votou por convicção, mas não podemos negar que muita gente também votou em A somente porque não queria o B. E outro tanto votou em B só porque não queria o A. Traduzo isso quase que como um tanto faz. Nenhum dos candidatos conseguiu me empolgar, no Estado e no país.
Mas o fato é que um deles venceu e, portanto, deve ter o direito de governar. E com este direito também vem a responsabilidade de fazer diferente e de buscar soluções para os problemas estaduais e nacionais. Nesse estágio que chegamos, não dá mais para continuar.

Promessas vazias
A campanha eleitoral de 2018 foi muito feia. Os candidatos se preocuparam mais em desconstruir os adversários do que apresentar propostas concretas. E mesmo quando apresentaram, pouco explicaram. Alguns mecanismos de checagem de fatos chegaram a apontar que metade do que os candidatos disseram é mentira. Ou seja, das míseras propostas, só sobraram dúvidas. Pelo visto, a decepção com os vitoriosos virá mais rápido do que se espera.

Apoios cruzados
Pois não é que, mesmo com tanta polarização, os candidatos a presidente pelo PSL e PT tiveram os apoios questionados em alguns estados? No Rio Grande, Jair Bolsonaro (PSL) teve o apoio do candidato Carlos Eduardo Alves (PDT), do partido de Ciro Gomes. Em Sergipe, Fernando Haddad (PT) teve o apoio de Eduardo Cassini, do PSL. Dá pra entender?

Bolsas de estudo
O Instituto Nexxera fechou uma parceria com a HappyCode para oferecer bolsas de estudos na área de tecnologia e games para jovens em situação de vulnerabilidade social. Os jovens recebem também mentorias de profissionais da área de TI do Grupo Nexxera como forma de expandir o conhecimento e se preparar para o mercado de trabalho na área. As bolsas de estudo oferecidas são para Game Construct 2D – linguagem de programação para o desenvolvimento de jogos para computador, tablet, celulares e aplicativos.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL