MENU

COLUNISTAS


Política

RAFAEL MATOS




 
 

Segunda-feira, 17/07/2017, às 06:00

Por mais educação no trânsito

Este espaço já foi usado outras vezes para discutir os problemas de trânsito da nossa cidade. Um acidente com morte na avenida Padre Geraldo Spettmann reacendeu a polêmica sobre as mudanças que ocorreram no local. Mas ao mesmo tempo em que surgiram as reclamações e críticas ao sistema binário, também reforçou que uma das causas é a falta de educação no trânsito.
Toda vez que descumprimos uma regra, assumimos um risco. Seja levar uma multa e certo prejuízo financeiro ou até mesmo brincar com a vida. E infelizmente o que aconteceu no acidente foi isso. Uma vida foi perdida por causa da imprudência.
Nas redes sociais tivemos as manifestações mais diversas. Desde pessoas admitindo que desconheciam a proibição de cruzar as avenidas ou então argumentando que as mudanças não foram bem aceitas pelos motoristas.
Lamentavelmente, são desculpas inaceitáveis. Atenção à sinalização é algo básico para quem quer dirigir. Cumprir a sinalização é compromisso de quem dirige, concorde ou não com ela. Se precisa melhorar, que se busquem os meios para mudar, o que não pode é descumprir só porque não concorda.

Outros pontos
O acidente que aconteceu na avenida é apenas uma das situações onde a falta de educação no trânsito predomina em Tubarão. Em outros pontos da cidade temos cruzamentos proibidos que não são respeitados (ponte da Fragoma, por exemplo), sinais vermelhos furados, estacionamentos em locais proibidos, pedestres cruzando a via fora da faixa. A diferença até agora é que ninguém se feriu ou perdeu a vida por causa destas infrações.

Regime de urgência
Vereador José Luis Tancredo (PSDB) reclamou durante a sessão extraordinária da semana passada sobre os projetos enviados em regime de urgência. Disse que dessa forma os temas acabam sendo pouco discutidos pois não passam pelas comissões. Citou como exemplo os projetos do Código Tributário Municipal e do Programa Municipal de Regularização Cadastral e Tributária, que não precisavam tramitar desta forma nem fazer parte da pauta da sessão extraordinária.

Ciclo de TC em Capivari de Baixo
O Tribunal de Contas de Santa Catarina em parceria com a Amurel realiza na próxima sexta-feira mais uma edição regional do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento de educação corporativa tem o objetivo de capacitar aproximadamente 4.000 agentes públicos. A programação vai ser realizada na Fucap, em Capivari de Baixo.

Na Alesc
Deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) está propondo a criação do Dia Estadual de Conscientização do Uso de Energia Sustentável. Pelo Projeto de Lei apresentado, a ideia é que este dia seja o 5 de junho. De acordo com a proposta, nesta data deverão ser realizadas ações educativas com os estudantes do ensino fundamental e médio.
Deputado estadual José Nei Ascari (PSD) está sugerindo que o Detran informe os portadores de CNH sobre o vencimento do documento. O Projeto de Lei sugere que este aviso seja feito pelo menos 30 dias antes do prazo de renovação.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL