MENU

COLUNISTAS


Variedades

RAMIRES LINHARES




 
 

Quinta-feira, 06/09/2018, às 06:00

Samurai

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Perto de Tóquio, capital da Japão, vivia um grande samurai, que se dedicava a ensinar os jovens. Apesar de sua idade, dizia-se que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, apareceu por ali um jovem guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos. Era famoso por usar a técnica da provocação. Utilizando-se de suas habilidades para provocar, esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de inteligência e agilidade, contra-atacava com velocidade fulminante. E, assim, jamais havia perdido uma luta.
Assim que soube da reputação do velho samurai, propôs-se a não sair dali sem antes derrotá-lo e aumentar sua fama.
Todos os discípulos do samurai se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio.
Foram todos para a praça da pequena cidade e, diante dos olhares espantados, o jovem guerreiro começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendendo, inclusive, seus ancestrais.
Durante horas, fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu sereno e impassível.
No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado calado tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
- Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde?
O sábio ancião olhou calmamente para os alunos e, fixando o olhar num deles, lhe perguntou:
- Se alguém chega até você com um presente e lhe oferece, mas você não o aceita, com quem fica o presente?
- Com quem tentou entregá-lo - respondeu o discípulo.
- Pois bem, o mesmo vale para qualquer outro tipo de provocação e também para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre - Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. As pessoas não podem lhe tirar a calma se você não o permitir.

Iniciação Científica
Acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no campus da Unisul de Tubarão, a Jornada Unisul de Iniciação Científica e a Semana de Pesquisa. Na 13ª edição do evento, o tema será “Internacionalização da Pesquisa Científica”. A jornada é aberta à comunidade em geral, e todos os participantes serão certificados. A Jornada Unisul de Iniciação Científica tem como propósito disseminar os resultados de pesquisas realizadas nos programas Puic, Pibic, Pibiti, Art. 170, Art. 171 e Professor Inovador. Já o seminário de pesquisa pretende promover o debate entre os diferentes grupos de pesquisa, visando aprimorar suas ações no desenvolvimento da ciência e tecnologia da região.

Declração
- Você é a azeitona da minha pizza!
- Óin, que lindo. Sério?
- Sim. Sempre tiro e jogo fora...

Raça Negra
É hoje o grande show com o Raça Negra na Hangar Eventos. Um dos mais importantes grupos de samba e pagode do Brasil comanda uma noite recheada de sucessos. O Raça Negra foi a primeira banda de samba a tocar em rádio FM na década de 90, e praticamente inaugurou uma nova onda, que vem fazendo sucesso até hoje. O grupo se apresenta em Tubarão a partir das 23h, prometendo muita animação, lembrando todos os seus mais importantes sucessos. Ingressos antecipados no minhaentrada.com.br.

Sobre igualdade...
“Suprimamos as tarifas, e assim será declarada a aliança dos povos, reconhecida a sua solidariedade e proclamada a sua igualdade”. Pierre-Joseph
Proudhon

Papo ruim
- Oi, gata! Alguma chance de você aceitar sair comigo?
- Sem chances. Eu só saio com seres da minha espécie.
- Então, você pode fazer de conta que eu sou um galo e a gente sai...




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL