MENU

COLUNISTAS


Variedades

RAMIRES LINHARES




 
 

Terça-feira, 13/03/2018, às 06:00

Outros tempos

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião!
Hoje em dia é normal, diante de um fato ocorrido, um evento natural, como uma chuva de granizo, uma tempestade, um vento mais forte, comentarmos que tais fatos ocorrem com mais frequência que antigamente.
Talvez não seja bem isso. É que agora a gente tem mais informação. Em tempos idos não fotografávamos, nem filmávamos as tormentas e outros fenômenos da natureza, mas eles ocorriam igual. No entanto, só ouvíamos falar do que ocorreu aqui por perto. Hoje, se ocorre algo lá no interior do Rio Grande do Sul, alguns minutos depois já temos as imagens em nossos celulares e já estamos compartilhando com os amigos, deixando todos muito bem informados.
É como uma dispensa iluminada com uma lâmpada de 40 Watts. Parece tudo em ordem, mas se trocamos a iluminação e colocamos lá uma lâmpada de 100 Watts, vamos ver sujeiras que nunca tínhamos visto.
Acho que dá para fazer esse mesmo paralelo com a corrupção em nosso país. Sempre existiu, de variadas formas, em cada um dos níveis de governo. Mas com uma nova iluminação promovida pelas promotorias públicas, imprensa e ONGs diversas, começamos a enxergar sujeiras que não víamos antes.
Ações da Justiça, como a Operação Lava Jato e algumas outras, podem ser consideradas uma lâmpada de 100 Watts em nossos políticos, acostumados com penumbras que lhes facilitavam agir em detrimento da coisa pública.
É preciso que nossos olhos acostumem-se com essa luz mais forte, e que sigamos vigilantes, aproveitando as novas tecnologias, as novas formas de comunicação, para conscientizar cada vez mais gente de que os tempos são outros e que podemos, dia a dia, melhorar nosso lugar, nossa vida, nosso país.

Internet
Relatórios do Webshoppers, da Ebit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico nacional, apontam para este ano uma alta nas vendas pela internet, com faturamento estimado em R$ 53,5 bilhões. O Brasil deve fechar o ano com mais de 60 milhões de compradores virtuais. Algumas das principais tendências para 2018, segundo o relatório, são o salto nas transações efetuadas pelo mobile, o marketplace (venda de produtos de terceiros) e o cross border (vendas internacionais). No ano passado, 27,3% das compras foram realizadas por smartphones ou tablets. Assim, para o final de 2018, o share deve representar um aumento de 37% das compras no último trimestre.

Papo de Whats
- Olá, Eduardo! Acabei de chegar em casa. Fiquei muito feliz em te conhecer pessoalmente.
- Colega, acho que o Eduardo não ficou tão feliz, pois ele te passou o número errado...

Intercâmbio
A maior feira de intercâmbio e cursos no exterior da América Latina vai ocorrer em Florianópolis, e a Unisul estará presente. O Salão do Estudante acontece no Hotel Majestic, no dia 19 de março, das 15h às 20h. A Unisul terá um estande no evento, no qual irá apresentar o programa Unisul Global, responsável por intermediar e oportunizar a ida dos alunos para o exterior, além de mostrar como funciona o Programa de Línguas. A inscrição é gratuita e qualquer pessoa pode participar. Informações por meio do site www.salaodoestudante.com.br.

Reset
Proponho que, de vez em quando, façamos um “reset” para voltarmos à nossa configuração original, ao nosso verdadeiro “eu”.

Sobre aprender...
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Toffler




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL