MENU

COLUNISTAS


Variedades

RAMIRES LINHARES




 
 

Terça-feira, 25/08/2015, às 06:00

Academia Tubaronense de Letras

Bom dia, boa tarde, boa noite, conforme a ocasião.
Essa semana uma importante entidade cultural de nossa cidade está aniversariando. Fundada em 29 de agosto de 2000, a Academia Tubaronense de Letras – Acatul tem exercido importante papel no apoio e cultivo das letras. A entidade foi criada por iniciativa de um grupo de escritores tubaronenses que procuram divulgar a produção literária através da poesia e da prosa.
Os acadêmicos se reúnem uma vez por mês para discutir os projetos da entidade e trocar informações sobre a produção individual de cada um. Desde sua fundação, a Acatul é bastante ativa, participando de eventos culturais no município, inclusive nas escolas, incentivando a leitura e a escrita, também junto às crianças.
Desde ontem está ocorrendo na cidade uma Semana Cultural em comemoração aos 15 anos de fundação da Acatul. Uma extensa programação cultural, especialmente palestras e exposições, vão movimentar a semana.
Presidida pela acadêmica Miryan Maier Nunes, hoje a instituição conta com 27 acadêmicos, autores de nossa cidade ou que aqui residem, que formam seu corpo de escritores. São eles: Mário Tadeu Caporal, José Henrique de Souza, Ângela Martorano Kuerten, Jussara Bittencourt de Sá, Edgar Nunes, Miguelito Savagé F. Costa, José Warmuth Teixeira, Miryan Maier Nunes, Miguel Fernandes Alves, Pedro Antônio Corrêa, José Ribamar L. da Silva, Geraldo de Souza Brasil, Lourença Cargnin D´Alascio, Lindomar Cardoso Tournier, Camila de Patta, José Paulo Garcia, Gilmar Corrêa, Alberto Cargnin, Maria Felomena S. Espíndola, Lédio Rosa de Andrade, Raimundo Guizoni, Alexandre de Bittencourt Garcia, Vívian Mara Silva Garcia, Murilo Tadeu Medeiros e Arary Cardozo Bittencourt.
A todos os imortais da Acatul, nossos cumprimentos.

Fotografia
Boa notícia para os profissionais da fotografia. A comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou proposta que autoriza o Executivo a conceder, por cinco anos, a isenção de impostos para importação de equipamentos fotográficos e de filmagens para uso profissional. Segundo a Câmara dos Deputados, a isenção abrange o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o PIS/Pasep/Importação e a Cofins/Importação e só vale para produtos sem similares nacionais. Para obter o benefício, os profissionais terão de comprovar o exercício da profissão em carteira de trabalho ou certidão. Os produtos com isenção fiscal não podem ser vendidos por um prazo mínimo de dois anos, e as compras terão teto de R$ 50 mil.

Santo
O Clebinho foi ser menor aprendiz em uma loja que vendia imagens sacras. Na entrevista, a dona da loja perguntou:
- Você conhece cada uma destas imagens?
Com medo de ser rejeitado, ele mentiu:
- Sim, conheço todas!
Foi logo contratado. Mais tarde, veio uma velhinha e lhe pediu:
- Meu filho, eu queria uma imagem de São Jorge.
Ele foi buscar no estoque e, quando voltou, vinha trazendo a imagem de São Pedro com a chave na mão. A velhinha, então, perguntou:
- Ei, São Jorge não tinha um cavalo?
Clebinho pensou rápido e disse:
- Tinha, mas vendeu. Agora ele tem um carro. Olha só a chave na mão dele!

Salão
A esposa daquele amigo meu, no último sábado, chegou em casa do salão de beleza, parou na frente dele, que estava deitado no sofá, e perguntou:
- Daí? Não vai falar nada?
Ele falou:
- Putz! O salão de beleza estava fechado de novo?
Meu amigo já pode receber visitas. Setor 11, no hospital aqui de Tubarão.

Carburador
A mulher de um amigo meu chegou em casa outro dia bastante nervosa, vindo do supermercado. O problema era com o carro da família. Com a respiração alterada, chegou dizendo:
- Meu bem, nosso carro não está funcionando mais. Deve ter entrado água no carburador.
O marido, de mau humor, comentou:
- Que água no carburador, você lá entende alguma coisa de motor? Onde está o carro?
- Dentro da nossa piscina – respondeu a esposa, constrangida.

Palestra
O Rotary Club de Tubarão Sul realiza nesta quarta-feira mais uma reunião-palestra. Na oportunidade, os membros do clube, acompanhados das esposas, participarão de palestra com o magnífico reitor da Unisul, professor Salésio Herdt, que falará sobre a estrutura e a atuação da nossa universidade. Recentemente foi o empresário Genésio Mendes que ocupou esse espaço no clube, cujo objetivo é conhecer os principais empreendimentos da cidade.

Rim
Duas amigas de se encontram no shopping depois de muito tempo sem se ver e uma pergunta à outra:
- Querida, quanto tempo?
- Pois é. Fazia tempo mesmo...
- Como você emagreceu?
- É que eu tive que extrair um rim. Perdi 15 quilos.
- Nossa! Não sabia que um rim pesava tanto...




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL