MENU

COLUNISTAS


Política

NÉIA LOPES




 
 

Quinta-feira, 18/04/2019, às 06:00

Reforma

A deputada federal Geovania de Sá apresentou uma sugestão de emenda à PEC 06/2019, que trata da reforma da previdência. A proposta, que aborda a aposentadoria especial de mineiros, foi recebida pela parlamentar da Federação Interestadual e do Sindicato dos Mineiros de SC, PR e RS. Após o debate, a deputada ainda reforçou o assunto com o secretário especial de previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Recuperação
Danificada pelo vendaval de outubro de 2016, a cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) São Martinho está praticamente recuperada. A obra está 90% pronta, de acordo com a Fundação Municipal de Educação. O investimento, com recursos próprios da prefeitura, é de R$ 144.712,38.

Suspensão
  O partido Rede Sustentabilidade protocolizou ação no Supremo Tribunal Federal requerendo a suspensão do desastroso “inqueritão da censura”, instaurado pelo próprio STF. O relator do processo será o ministro Edson Fachin, que deve analisar o pedido liminar em poucos dias.

Sigilo
E por falar nisso, a deputada Janaína Paschoal lembrou que o ministro Teori Zavascki sempre retirava o sigilo dos inquéritos e processos, nos quais havia colaborações premiadas de interesse público. Por isso, destacou que a população brasileira quer saber onde está a petição que foi noticiada pela Revista Crusoé, que cita o ministro Dias Toffolli.

Lava Jato
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 61% da população brasileira aprova os trabalhos da operação ‘Lava Jato’. Apenas 18% dos entrevistados consideraram o desempenho da operação como ruim ou péssimo. O maior índice de aprovação é na região Sul, atingindo o percentual de 69%.

Canudos
A Assembleia Legislativa de SC aprovou na última terça-feira o projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais de Santa Catarina a usarem canudos fabricados com produtos biodegradáveis ou similares em substituição aos descartáveis, de material plástico. A proposta, que se aplica a hotéis, clubes, padarias, bares, lanchonetes e vendedores ambulantes de bebidas, agora segue para a sanção do governador Carlos Moisés.

Investigação
A deputada federal Caroline De Toni, do PSL-SC, enviou ofício à PGR pedindo que seja apurado o cometimento de abuso de poder e crime de responsabilidade pelos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. “A mera tentativa de usurpar tais atribuições e competências configura claramente um atentado à ordem jurídica vigente, ao Estado Democrático de Direito e à própria continuidade da República”, argumenta a parlamentar catarinense.

Aeroporto
Na próxima terça-feira, os deputados federais Daniel Freitas (PSL), Geovania de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD) participarão juntos de uma reunião com os dirigentes da Anac. A pauta deste encontro será o aeroporto de Jaguaruna.

DIZEM, MAS EU NÃO AFIRMO
Que a união faz a força...




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL