MENU

COLUNISTAS


Política

NÉIA LOPES




 
 

Sábado, 12/01/2019, às 06:00

O fim das ADR’s

O decreto que vai oficializar a desativação das Agências de Desenvolvimento Regional (ADR), que será publicado nos próximos dias no Diário Oficial, prevê que, até a desativação por completo das regionais, apenas quatro gerências serão mantidas em cada uma das Pastas: Administração, Finanças e Contabilidade; Saúde; Educação; e Infraestrutura. A gerência de Administração de cada ADR será legalmente e juridicamente responsável pela estrutura até a desativação.

O fim 2 
De acordo com o decreto, a partir do dia 1º de maio as estruturas devem estar desativadas, e as setoriais e entidades da administração direta que detêm a competência legal ou regimental devem assumir as competências de todas as ADR’s desativadas, assim como os bens. O impacto financeiro destas medidas aos cofres do Estado ainda está sendo mensurado, mas certamente será bastante considerável.

Votações secretas!
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, determinou que as votações para as eleições de escolha das mesas diretoras do Senado e Câmara Federal ocorram de forma secreta, como preveem os regimentos das Casas. As votações ocorrerão no dia 1º de fevereiro, logo após a posse dos novos parlamentares.

Corporativo
Mais de R$ 52 milhões foram gastos somente em 2018 pelo governo Temer para o pagamento de faturas de cartões corporativos, o que é um verdadeiro abuso. Mesmo assim, o valor está longe do recorde histórico de gastos com os corporativos, atingido pelo governo Lula em 2010, com mais de R$ 80 milhões torrados. 

Sinal
A Polícia Rodoviária Federal disponibiliza a todos os internautas o Sinal, Sistema Nacional de Alarmes, que permite a inclusão de dados de veículos furtados ou roubados antes mesmo do registro da ocorrência policial sobre o ato. O sistema pode ser acessado pelo site da PRF (www.prf.gov.br/sinal), e os registros também podem ser feitos por telefone (191).

Sinal 2
Comprovadamente, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato. Assim, de acordo com a PRF, o Sistema Sinal supre uma importante necessidade, pois disponibiliza, imediatamente, aos policiais rodoviários em todo o país informações de ocorrências de furto/roubo de veículos, tornando-
se uma eficiente ferramenta no combate a esse tipo de crime.

Arma
Pelo Twitter, o tucano José Serra criticou a proposta de liberar a posse de armas. “A proposta de liberar a posse de armas, embora atenue a sensação de medo e crie a falsa sensação de aumento da segurança, trará o efeito contrário: mais violência e mais mortes. Para combater a violência, é preciso firmeza, mas também inteligência”.

Visita
O presidente da Amurel, prefeito Robson Back, visitou nesta semana o novo gerente regional do Instituto do Meio Ambiente SC – IMA, engenheiro sanitarista Deovane Wagner. Na visita, o presidente apresentou a gama de serviços e assessorias que a Amurel presta aos municípios, em especial aquelas voltadas ao meio ambiente.

DIZEM, MAS EU NÃO AFIRMO
Que vai acabar ficando ‘elas por elas’...




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL