MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 25/07/2019, às 06:00

O aplicativo e o planejamento para o futuro

Um aplicativo movimentou as redes sociais nos últimos dias por “envelhecer” a imagem dos usuários - e de uma maneira tão realista que muitos começaram a postar fotos de como ficarão “no futuro”. Foi uma chuva de amigos postando fotos de “velhos”. Estas fotos me fizeram lembrar do meu tio Estevão.

Uma vez, ele me disse que o tempo passa mais rápido depois que ficamos adultos. Naquele momento achei exagero. Eu, que não tinha 18 anos, considerei o comentário radical. Hoje, após 20 anos, percebo de forma diferente. Acredito que realmente passou rápido. Sei que a impressão de que o tempo passa rápido demais não é só minha, escuto isso de várias pessoas em minha volta, em casa, no trabalho.

Somos especialistas em olhar para trás e reclamar da rapidez com que tudo aconteceu. Essa sensação é comum porque gastamos tempo demais com coisas que não são importantes. Gastamos com atividades que não têm nada a ver com nossos sonhos, nossos objetivos. Por isso, possuímos a sensação de que não aproveitamos bem o nosso tempo.

Para mudar essa realidade é necessária uma reflexão. Precisamos conhecer de forma clara quais são nossos maiores sonhos, o que é realmente importante para nós. O que queremos alcançar? Onde queremos chegar? São perguntas que precisam de respostas claras em nossa mente. Parece algo tão simples, entretanto, conheço inúmeras pessoas que não possuem uma meta clara para sua vida, não sabem onde querem estar daqui um ou dois anos. Onde estarão e o que alcançarão nos próximos 20 ou 30 anos?

Da mesma forma que falamos que o tempo passa rápido, quando pensamos no futuro, em metas a longo prazo, achamos que é longe demais. Pensamos: “Daqui há 20 anos posso nem estar vivo”. Talvez, é verdade. Mas e se estivermos vivos? E se chegarmos lá e percebermos que o tempo passou e não o aproveitamos?

Escreva seus sonhos, pense no como e onde quer estar daqui 20 anos, divida seu objetivo em muitas etapas e comece a agir hoje. Não espere ficar bem velhinho e ter no coração um grande arrependimento e a sensação de sua vida não ter valido a pena.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL