MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 06/06/2019, às 06:00

Ideias que prejudicam a carreira

As redes sociais podem alavancar a carreira de profissionais e até ajudar a encontrar novas colocações. Por outro lado, algumas publicações também podem prejudicar a imagem de uma pessoa a ponto de refletir em seu emprego.

São inúmeras pessoas e empresas presentes nas redes. E elas observam, através de suas postagens, como você é. Confira abaixo algumas ideias erradas sobre redes sociais:

-É um perfil pessoal, então posso postar o que eu quiser
Você tem, sim, o direito de postar o que quiser, contudo toda ação gera reação. Quando o assunto é carreira, é interessante evitar posturas polêmicas e ofensivas via internet.
Recrutadores, líderes e empreendedores também estão lá, e você pode, sim, perder oportunidades de emprego e de crescimento profissional por condutas exageradas on-line.
De nada adianta a empresa contratar um ótimo profissional técnico, que gera muito resultado, se este postar um documento sigiloso nas redes ou, até mesmo, compartilhar uma foto imprópria com um cliente.

-Não tenho o que postar e prefiro ficar de fora
Como mencionado acima, as redes sociais podem, sim, auxiliar sua carreira. Hoje, nove em cada dez brasileiros acessam frequentemente pelo menos uma rede social, e isso significa que existem boas chances de que seus possíveis empregadores façam parte deste grupo.
Além disso, quem não é visto não é lembrado: através das redes sociais você tem a possibilidade de gerar interesse, captar contatos, criar bons relacionamentos, entre outras vantagens. Quanto mais pessoas conhecem você, mais possibilidades poderão surgir.

-Rede social é tudo igual
Isso não é verdade. Resumidamente: o Linkedin tem um foco mais profissional, o Facebook é mais aberto, o Youtube foca em vídeos, e o Instagram é direcionado para fotos e pequenos vídeos. Contudo, saiba que parceiros e recrutadores entram em diversas redes. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não colocar coisas irrelevantes em cada um deles.

Para não errar na hora de postar nas suas redes sociais, seguem algumas dicas:

-Escolha uma boa foto para colocar no perfil, preocupe-se com a sua aparência, afinal ela também é um cartão de visitas;

-Não critique o local em que você trabalha ou já trabalhou;

-Sua imagem é ou será associada ao local em que trabalha, é preciso lembrar que tudo que você fizer pode prejudicar a sua imagem ou da empresa;

-Escreva corretamente;

-Controle a privacidade do que é publicado.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL