MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 11/04/2019, às 06:00

Cuidado ao compartilhar seu currículo

Na última semana, recebi o currículo de uma candidata de Criciúma, entrei em contato com ela para verificar se teria interesse em participar de um processo seletivo em uma empresa de Tubarão e, na conversa, percebi que ela não estava sabendo como seu currículo havia chego até meu e-mail. O interesse dela era uma recolocação em Florianópolis.

Deduzimos que alguém para quem ela enviou o e-mail compartilhou comigo, sem saber quais eram as suas pretensões. Mal-entendido resolvido, então decidi escrever sobre este tema que tanto tem a ver com nosso dia a dia de trabalho.

Este exemplo demonstrou que muitas pessoas e empresas recebem currículos e vão compartilhando com os outros através de e-mail sem nem mesmo saber as pretensões dos candidatos. Neste episódio, não aconteceu nada sério. Porém, já houve casos de o candidato estar empregado e a própria empresa empregadora receber o currículo.

Por isso, é necessário ter cautela. O currículo é um documento com uma série de informações pessoais, e até mesmo sigilosas. Antes de sair enviando seu CV para todo e qualquer e-mail de divulgação, certifique-se de quem serão as pessoas que irão recebê-lo.

Atualmente, com o avanço das redes sociais, empresas e pessoas divulgam e compartilham vagas através de grupos nas mídias. Contudo, você sabia que existem pessoas que divulgam vagas fake? É isso mesmo, aqui na nossa região já verificamos várias vagas inventadas, que direcionam você para sites e pedem valores para cadastrar o currículo. Por isso, tome muito cuidado.

Muitas pessoas desesperadas atrás de uma recolocação acabam caindo em armadilhas. Sempre que for enviar seu currículo, confira:

-Se o site é de uma empresa confiável: pesquise;

-Se for enviar por e-mail, deixe claro para qual vaga está se candidatando. E certifique-se de que este e-mail seja mesmo de uma empresa. Também tenha o cuidado de enviar para a pessoa certa dentro desta organização;

-Jamais forneça número de cartão de crédito ou deposite valores antes de consultar se a vaga e a empresa existem;

-Vagas compartilhadas em grupos nas mídias sociais devem ser analisadas com muito cuidado. Jamais compartilhe sem verificar a fonte da divulgação.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL