MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 07/02/2019, às 06:00

Dicas para sua capacidade de atenção

Para aprimorar a nossa capacidade de atenção, primeiro devemos entender o que é atenção.

Resumidamente, podemos definir a atenção como a habilidade que possuímos de perceber algum estímulo específico que seja do nosso interesse e bloquear outros estímulos, sejam eles internos ou externos. Assim, a atenção está relacionada ao estado de alerta e à concentração.

A concentração é uma habilidade essencial para praticamente qualquer atividade do ser humano. No entanto, muitas pessoas reclamam que não conseguem focar-se durante muito tempo em determinada tarefa sem que seu pensamento seja desviado contra a vontade. O que muitos não sabem, contudo, é que a capacidade de concentração pode ser aprimorada.
Não há solução mágica. No entanto, algumas orientações fáceis de implementar podem auxiliar muito:

Uma coisa de cada vez
Fazer mil coisas ao mesmo tempo é uma grande armadilha e, na prática, significa somente mudar de uma tarefa a outra muito rápido. E quanto mais mudamos de tarefa, mais energia gastamos. Sendo assim, menos energia possuímos para focar no que realmente importa.

Alimente-se
Muitos acabam comendo pouco para focar o tempo no trabalho, mas isso não é uma boa ideia para quem busca concentração. Não é necessário ingerir grandes quantidades de alimento. Porém, para o cérebro focar, é necessária uma grande quantidade de energia. Por isso, durante a jornada de trabalho, é aconselhável ter sempre algo no estômago.

Exercite-se
Atividades físicas, especialmente aeróbicas, estimulam a capacidade cognitiva do cérebro. Pessoas mais ativas são capazes de manter o foco por mais tempo e processar informações mais rapidamente. Se o exercício puder ser feito ao ar livre, melhor ainda. A luz natural ajuda a regular o ciclo circadiano do corpo e funciona como um estímulo para acordar. Além disso, contribui para uma noite de sono melhor, e, consequentemente, para aprimorar a atenção ao longo do dia.

Faça pequenas pausas
O cérebro humano consegue se fixar numa única atividade durante determinado período de tempo, que varia entre 50 ou 60 minutos. Depois disso, a atenção, inevitavelmente, se perde. A dica é trabalhar ininterruptamente durante esse período, e então fazer um intervalo de cinco a dez minutos. A pausa ajuda a descansar as áreas ativas no cérebro.

Café
Tome café ou qualquer outra bebida com cafeína. Estudos mostram que doses pequenas ou moderadas de cafeína aumentam a atenção e as capacidades de se manter alerta, vigilante, e de reagir rapidamente.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL