MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Quinta-feira, 03/01/2019, às 06:00

Bem-vindo, 2019!

Mais um ano se inicia e, com ele, novas oportunidades. Sabemos que é apenas uma mudança de calendário, mas podemos aproveitar o início de ano para traçar metas e iniciar novos projetos.

Após a virada, muitas pessoas fazem pedidos para o ano que se inicia: paz, saúde, dinheiro etc. Outras prometem mudar propondo a si mesmas objetivos para melhorar a própria vida.

Mesmo os mais desempolgados podem sentar e refletir sobre o que gostariam de realizar nos próximos 365 dias. Autores que escrevem sobre coaching e psicologia positiva incentivam as pessoas a escrever suas metas no papel, listar sonhos, ser específico e definir prazos para realizá-los. Tudo isso contribui para que você não se perca somente em rotinas o ano todo.

O fato de escrever organiza pensamentos e sentimentos. Além disso, gera maior comprometimento. Outro fator importante para não se desviar dos objetivos durante a jornada é possuir uma agenda, na qual você anotará suas metas diárias para alcançar o que planejou.

Lembre-se:
-Seja realista
Escreva metas possíveis, comece com pequenas metas diárias ou semanais. Não adianta prometer coisas muito difíceis ou até impossíveis para si mesmo. Quer começar a fazer atividades físicas, por exemplo? Não é bom começar a praticar esporte durante sete dias na semana e logo depois abandonar a meta. Você deve começar devagar e aumentar, naturalmente, o ritmo.
-Cuidado com a autossabotagem
Não começar um plano por acreditar que nunca vai conseguir realizá-lo não ajuda em nada. Apenas comece, dê o seu melhor, e com certeza se surpreenderá. Concentre-se apenas no que você quer.
-Procure boas influências
Uma pesquisa revelou que, quanto menos pessoas fumam, maior o número de fumantes que tentam largar o vício. Procure estar perto de pessoas que seguem os mesmos propósitos que você e o incentivem a alcançar seus sonhos.  
-Ninguém é perfeito
Você também pode apenas definir algumas prioridades macros para 2019. Não importa o método, o importante é agir. Não seja exigente demais consigo mesmo. O importante é tentar melhorar sempre, a cada ano.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL