MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Terça-feira, 18/12/2018, às 06:00

época de autoavaliação

Esta época de fim de um ano e início de outro mexe com a rotina e a vida das pessoas. São muitas festas, parece que estão todos correndo contra o tempo. Por mais que uma pessoa não se importe ou não goste destas datas, o clima muda. E isso é contagiante. Algumas pessoas ficam mais felizes, sentem alegria, realização, satisfação. Outros ficam tristes, com sentimentos de angústia, raiva, melancolia e frustração.

Ocorre que além da ansiedade gerada pelo clima de festas, as trocas de presentes e a expectativa do verão, percebo que o que causa essa explosão de sentimentos diferentes nas pessoas são os pensamentos de autoavaliação. Essas datas trazem consigo um pedido de reflexão. Por mais desligada que a pessoa seja, sempre passa pela cabeça algumas questões do tipo: como foi o meu ano? O que consegui realizar/conquistar? No que fracassei?
Para quem teve um ano de conquistas e realizações, vem os sentimentos de satisfação e alegria. Agora, para os que não tiveram um ano bom, essas reflexões não são fáceis. 

Nem tudo o que planejamos para um ano acontece, há muitas coisas que fogem de nosso controle. E realmente existem anos que são muito difíceis. Porém, é impossível olhar para trás e não enxergar nenhuma coisa boa. Mesmo um acontecimento ruim pode trazer um aprendizado.

É importante focar nossas energias no que precisamos mudar ou melhorar daqui para frente. O que posso fazer hoje para que no próximo início de ano meus resultados sejam melhores?

Que esta reflexão venha acompanhada de um plano de ação para melhoria. Pegue caneta e papel e escreva suas principais metas. Quando você escreve, organiza seus pensamentos e sentimentos. Há um maior compromisso. Então, aproveite essa época e escreva seu planejamento.

Só pensar sem agir não vale. Aí você corre o risco de chegar ao fim de 2019 com os mesmos resultados e sentimentos de 2018.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL