MENU

COLUNISTAS


Geral

IVANA ANSELMO SOUZA




 
 

Terça-feira, 04/12/2018, às 06:00

Transforme potencial em resultado

Em minha trajetória buscando desenvolver pessoas e organizações, percebo que muitos indivíduos possuem um potencial incrível, mas não conseguem transformá-lo em desempenho.

Potencial é a capacidade que a pessoa tem para fazer algo, como, por exemplo, uma pessoa que tem formação, diplomas, cursos. Desempenho é a atuação real da pessoa frente a uma expectativa ou a um padrão de comportamento estabelecido pela empresa. É o conjunto de entregas e resultados de determinado colaborador para o negócio.

Desempenho é a performance do colaborador. Quando falamos em potencial, estamos buscando algo que ainda não aparece em resultados. Simplificando, desempenho é o que você faz. Potencial é o que você poderia fazer.

Como mencionei acima, muitas pessoas possuem potencial, mas não conseguem alcançar um bom desempenho. Elas têm todas as condições para dar resultado, mas não os apresentam. Você conhece alguém assim? Escuto muitas frases do tipo: “Bah, ele é tão inteligente, mas não consegue parar em emprego”. Ou assim: “Ela é tão estudiosa, honesta e comunicativa, mas está há um tempão estagnada”.

O que há, de fato, com essas pessoas que têm tudo para se sobressaírem profissionalmente e não conseguem? Esta é uma pergunta que pode ter milhões de respostas, afinal cada ser humano é único. Porém, na maioria dos casos que conheço, o que barra a ascensão desses profissionais são suas “crenças limitantes”.

Tudo o que os indivíduos fazem, a forma como eles pensam, sentem e agem é resultado de suas crenças. As crenças são como imãs: você crê em uma verdade e ela se torna real.

Pessoas com muitas crenças limitantes, ou seja, negativas, não conseguem se desenvolver, e as crenças acabam distanciando a pessoa daquilo que ela deseja.

Uma ótima solução é a psicoterapia. Na psicoterapia, a pessoa pode identificar suas crenças negativas e as ressignificar, descobrindo e potencializando crenças fortalecedoras, que são conclusões, percepções e visões a respeito de si mesmo e do mundo, que ajudam o indivíduo a ser, fazer e ter conceitos e ações positivas.

Através de crenças fortalecedoras, a pessoa consegue utilizar todo seu potencial e transformá-lo em desempenho, o que resulta em uma vida de mais conquistas.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL