MENU

COLUNISTAS


Geral

CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 13/04/2019, às 06:00

Quando a ansiedade se torna transtorno

A ansiedade é uma reação normal e passageira, porém, desconfortável frente a algumas situações estressantes ou desafiadoras, mas que vai perdendo intensidade à medida que o estímulo desencadeador tende a diminuir ou desaparecer.

Mas existem alguns tipos específicos de ansiedade, nos quais as sensações de desconforto não cessam assim rapidamente, como no caso do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
Tal transtorno gera sintomas e reações psicológicas, comportamentais e fisiológicas (geralmente muito difíceis de serem autocontroladas), como sentimento de apreensão, tensão, medo, irritação, dificuldades para dormir ou se concentrar, inquietação, aflição, taquicardia, sudorese, sensação de “bola” na garganta, formigamento.

Quem apresenta TAG experimenta ansiedade/preocupação excessiva, constante  e desproporcional em relação a diversas atividades ou eventos cotidianos, sem necessariamente ter um motivo especial.

Essas pessoas tendem  a catastrofizar  as  situações, antes mesmo que elas tenham acontecido. São as chamadas pré-ocupações, em que o sofrimento antecipado leva a pessoa a se esquivar de tudo o que sinta que poderá gerar algum tipo de avaliação ou julgamento.

Qualquer pessoa pode desenvolver este transtorno, inclusive crianças. Mas ele é mais frequente em mulheres.

Para obter um diagnóstico preciso e um tratamento adequado, é necessário consultar um profissional de saúde mental – psicólogo ou psiquiatra. O transtorno de ansiedade generalizada é, muitas vezes, acompanhado por outros problemas, como depressão, abuso de substâncias, ataques de pânico, ansiedade social, entre outros.

O tratamento consiste em psicoterapia, sendo combinado ou não com o tratamento farmacológico, dependendo do caso.

É importante ressaltar que as preocupações no TAG são diferentes da ansiedade normal.

Bom final de semana!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL