MENU

COLUNISTAS


Geral

CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 09/03/2019, às 06:00

Seja a mulher da sua vida

A figura da mulher passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, na qual exerce cada vez mais o papel de protagonista, embora ainda sofra com heranças históricas do sistema social patriarcal em seu dia a dia.

Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas, ou seja, a mulher atual provou para si mesma e para todos que ela é capaz de atuar com maestria em qualquer âmbito na sociedade.

A década de 60 pode ser referida como o início da evolução e revolução feminina, principalmente com o surgimento da pílula anticoncepcional, que dá à mulher o direito e o controle sobre o próprio corpo, e de escolher se deve ou não ter filhos. Nesse período também as adolescentes e jovens mulheres começam a estudar mais, ter acesso mais significativo às universidades e ao trabalho, bem como a viver o sexo livre. De lá para cá, a representação da mulher vem crescendo e se solidificando através do empoderamento que a  mulher tem se dado.

 Essa trajetória de conquistas tem todo um percurso histórico a ser destacado, de acordo com Cristina Gomes (www.mulherlider.com.br), pois, diferentemente do que muitos pensam, o “empoderamento feminino” não é uma causa de uma pessoa ou organização. Empoderar uma mulher engloba tudo o que qualquer pessoa pode fazer para fortalecer as mulheres e desenvolver a igualdade de gênero nos âmbitos onde elas são minoria.

O caminho do empoderamento feminino começa em 1911, com a criação do Dia Internacional da Mulher, em decorrência de um incêndio que matou mais de cem operárias em Nova York. Em 1932, as mulheres conquistaram direito ao voto opcional no Brasil e, em 1946, ele se tornou obrigatório, tal como o dos homens.

Se analisarmos a história com calma, veremos que grandes transformações na sociedade vêm acontecendo desde a primeira manifestação em prol da igualdade de gêneros. Empoderar uma mulher torna a sociedade mais justa, menos preconceituosa, com a promoção da aceitação e da tolerância a toda e qualquer diferença.

Empoderar o gênero feminino significa superar falsas diferenças enraizadas na sociedade, e que por muito tempo não foram questionadas. Essa abertura dá margem para que outros questionamentos surjam, e para que a sociedade se torne cada vez mais igualitária como um todo.

O caminho a ser trilhado ainda é longo, antes que possamos afirmar que a igualdade entre homens e mulheres, de fato, existe. Cada um dos pontos citados acima, no entanto, é muito importante para que a mulher tenha cada vez mais protagonismo social e possa ser, ela mesma, a mulher da sua vida!

Adaptação do blog: www.mulherlider.com.br




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL