MENU

COLUNISTAS


Geral

CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 09/02/2019, às 06:00

Início do ano letivo e ansiedade dos pais

Para pais de crianças pequenas e, principalmente, para os “marinheiros de primeira viagem”, os dias que antecedem o início do ano letivo podem ser geradores de ansiedade e angústia. Esse período significa, para muitos pais, um enorme desafio: por um lado, o desejo de ver o filho se desenvolver e se tornar independente, e, por outro, a ansiedade da separação e o temor de que seu filho ainda não esteja preparado para viver longe de seu olhar atento e cuidadoso.

Mesmo que este momento provoque inquietude e sofrimento aos pais, é importante  que passem tranquilidade e segurança aos pequeninos, a fim de que enfrentem esse momento também com tranquilidade.

Algumas vezes, a ansiedade dos pais é tão significativa ao ponto de darem mais trabalho aos professores que as próprias crianças.

Isso me faz lembrar o período em que fui “tia” do materno-infantil e algumas mães, nas primeiras semanas de aula, frente ao próprio desconforto de ver que seus filhos não choravam, nem reclamavam, insistiam em dizer:

 – Ele vai chorar... Sei que vai... Filhinho, não chora, mamãe está aqui... Agora já vou, tá?

E o referido discurso transcorria até que a criança, sentindo a insegurança da mãe, sentia-se da mesma forma e começava a chorar.

– Viu, tia? Eu não disse que ele iria chorar? Ainda bem que eu estava aqui!

A criança que percebe o sofrimento e a insegurança da mãe vai ter dificuldade para se separar e se adaptar ao novo ambiente.

Quando os pais exageram na demonstração de sua insegurança, a criança, automaticamente, tem o seguinte raciocínio:

– Se minha mãe está aflita e assustada é porque esse lugar deve ser ruim. Se fosse bom, ela estaria tranquila e segura. Então, não quero ficar aqui!

Portanto, controle seus sentimentos pelo bem maior. Entenda que o choro na hora da separação é muito comum, e não significa, necessariamente, que a escola seja negativa para seu filho. Muito pelo contrário, a escolinha é muito benéfica para o desenvolvimento integral das crianças, é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com outras pessoas fora do círculo familiar, e assim possam vivenciar novos conhecimentos e novas experiências.

O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência. É a construção de um espaço próprio, que marcará definitivamente seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É o momento de constatação de que seu bebê está crescendo e se tornando menos dependente.

Portanto, ressalto que os pais conversem com as crianças que a escola é um lugar seguro e tranquilo, onde aprenderão coisas interessantes, se divertirão e farão novos amiguinhos.

Na próxima semana, conversaremos sobre atitudes positivas dos pais no período de adaptação de seus filhos no contexto escolar.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL