Para pais de crianças pequenas e, principalmente, para os “marinheiros de primeira viagem”, os dias que antecedem o início do ano letivo podem ser geradores de ansiedade e angústia. Esse período significa, para muitos pais, um enorme desafio: por um lado, o desejo de ver o filho se desenvolver e se tornar independente, e, por outro, a ansiedade da separação e o temor de que seu filho ainda não esteja preparado para viver longe de seu olhar atento e cuidadoso.
Mesmo que este momento provoque inquietude e sofrimento aos pais, é importante que passem tranquilidade e segurança aos pequeninos, a fim de que enfrentem esse momento também com tranquilidade.
Algumas vezes, a ansiedade dos pais é tão significativa ao ponto de darem mais trabalho aos professores que as próprias crianças.
Isso me faz lembrar o período em que fui “tia” do materno-infantil e algumas mães, nas primeiras semanas de aula, frente ao próprio desconforto de ver que seus filhos não choravam, nem reclamavam, insistiam em dizer:
– Ele vai chorar... Sei que vai... Filhinho, não chora, mamãe está aqui... Agora já vou, tá?
E o referido discurso transcorria até que a criança, sentindo a insegurança da mãe, sentia-se da mesma forma e começava a chorar.
– Viu, tia? Eu não disse que ele iria chorar? Ainda bem que eu estava aqui!
A criança que percebe o sofrimento e a insegurança da mãe vai ter dificuldade para se separar e se adaptar ao novo ambiente.
Quando os pais exageram na demonstração de sua insegurança, a criança, automaticamente, tem o seguinte raciocínio:
– Se minha mãe está aflita e assustada é porque esse lugar deve ser ruim. Se fosse bom, ela estaria tranquila e segura. Então, não quero ficar aqui!
Portanto, controle seus sentimentos pelo bem maior. Entenda que o choro na hora da separação é muito comum, e não significa, necessariamente, que a escola seja negativa para seu filho. Muito pelo contrário, a escolinha é muito benéfica para o desenvolvimento integral das crianças, é uma oportunidade para que as crianças tenham contato com outras pessoas fora do círculo familiar, e assim possam vivenciar novos conhecimentos e novas experiências.
O ingresso na escola é um evento muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência. É a construção de um espaço próprio, que marcará definitivamente seu caminho futuro. Para os pais, esse também é um evento decisivo. É o momento de constatação de que seu bebê está crescendo e se tornando menos dependente.
Portanto, ressalto que os pais conversem com as crianças que a escola é um lugar seguro e tranquilo, onde aprenderão coisas interessantes, se divertirão e farão novos amiguinhos.
Na próxima semana, conversaremos sobre atitudes positivas dos pais no período de adaptação de seus filhos no contexto escolar.