MENU

COLUNISTAS


Geral

CLÁUDIA SOUZA DE ALBUQUERQUE




 
 

Sábado, 05/01/2019, às 06:00

Imitar para aprender

As crianças são boas observadoras.  Estão sempre atentas ao que veem e vivenciam.

Por volta dos três anos de idade começam a perceber que as pessoas são diferentes e, através dessa percepção, buscam experimentar novas sensações e experiências através da imitação e reprodução dos comportamentos observados.

A imitação do comportamento adulto é um dos recursos mais valiosos de que os pequenos dispõem para obtenção de novas aprendizagens no dia a dia. Grande parte das conquistas da criança acontece por meio da imitação: aquisição da fala, as primeiras tentativas de se alimentar sozinho, brincar, formar as primeiras interações sociais, enfim, as crianças reproduzem aquilo que intencionalmente queremos que elas aprendam, mas também são capazes de reproduzir aquilo que não temos a intenção de ensinar. Como a imitação infantil faz parte do mundo das crianças é comum imitarem o que o outro faz, não importa se está certo ou errado, mesmo porque essa percepção ainda não faz parte do mundo infantil.

Se observar e imitar são recursos para aprender, podemos dizer que através da observação as crianças também aprendem conceitos subjetivos, como princípios morais, ética, respeito e cuidado na forma de se relacionar com o outro, consigo e com o mundo.

Durante a fase da imitação, os pais geralmente se tornam o modelo ideal que os pequenos captam como referência para definir suas atitudes. E como ainda não possuem noção do que está certo ou do que está errado, limitando-se a seguir os moldes comportamentais com os quais todos os dias se relacionam, os pais devem ter uma conduta correta e segura, pautada em diálogo e valores positivos, como forma de inibir ou evitar que os filhos corram o risco de aprender e reproduzir comportamentos disfuncionais a partir de qualquer outro modelo  que estiver ao alcance deles. 




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL