MENU

COLUNISTAS


Geral

MARCELO VALÉRIO




 
 

Quinta-feira, 03/09/2015, às 06:00

Cooperativismo em Florianópolis

A Federação das Cooperativas de Energia de SC (Fecoerusc) promoveu um amplo debate entre os presidentes das 22 cooperativas filiadas na sede da Ocesc, em Florianópolis. Cerca de 50 pessoas compareceram, entre representantes da Federação, das cooperativas singulares, consultores e técnicos, que analisaram a situação das cooperativas de infraestrutura em relação ao marco regulatório e possíveis encaminhamentos de demandas. Segundo o presidente da Fecoerusc, Gabriel Bianchet, a regulação das cooperativas pode ser a solução para a sobrevivência do ramo de infraestrutura no Brasil. Atualmente, o contrato assinado pelas cooperativas é o mesmo contrato assinado por outras empresas, porém, a legislação que rege as cooperativas é especial. As cooperativas têm feito seu papel histórico e procuram levar energia de qualidade com preços competitivos aos associados. “Em uma época que ninguém queria levar energia para o interior, as cooperativas procuraram alternativas, viabilizaram a construção de redes e levaram o serviço para as propriedades”, comenta Bianchet. Da região da Amurel, participaram os presidentes Toninho (Cerbranorte), Ademir (Cergapa), Vaninho (Cergral), Vitorassi (Coorsel) e Gelson (Cergal). As demais cooperativas da região - Cegero e Cooperzém - foram representadas por técnicos e engenheiros.

 Por dentro

A Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) realizará processo seletivo para as vagas de eletricista auxiliar, almoxarife e auxiliar administrativo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 8 a 18 de setembro, na sede da cooperativa. Entre os requisitos é preciso ser sócio, filho ou cônjuge de associado e titular de unidade consumidora ativa.

A primeira etapa do processo seletivo será uma prova prática realizada no dia 27 de setembro, em São Ludgero, na EEB São Ludgero, das 8 às 12 horas. O edital completo está disponível no site www.cegero.coop.br e no mural de publicações na sede. Mais informações pelo fone 3657-8100.

A gerência de educação da SDR de Braço do Norte fez a abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O encontro tem como objetivo a apresentação dos coordenadores e palestrantes, orientações de estudos e contou com a participação do secretário regional, Roberto Kuerten Marcelino.

O programa entra para o terceiro ciclo e é destinado aos professores da rede pública. No primeiro encontro, as professoras participaram de vivência com a palestrante Sara Rohling. Hoje, a palestra será com a professora doutora Maria Sirlene Pereira Schlickmann.




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL