MENU

COLUNISTAS


Geral

LUIZ MARINS




 
 

Segunda-feira, 01/07/2019, às 06:00

Nada substitui o face a face

É preciso entender que, apesar de todos os avanços tecnológicos e aplicativos como WhatsApp, Messenger etc., nada substitui o contato pessoal com a mesma eficiência e eficácia, principalmente em relações comerciais e processos de negociação.

Conheço muitos vendedores, representantes comerciais, negociadores e pessoas em geral que iludem a si mesmos acreditando que mensagens via smartphone e e-mail sejam capazes de substituir a boa, velha e eficaz visita ao cliente, pessoal e intransferível.

Como antropólogo, posso afirmar que o ser humano se comporta de forma muito diferente num relacionamento face a face, olho no olho em comparação a qualquer outro meio a distância, mesmo numa teleconferência, na qual uma pessoa está vendo a outra. O contato face a face, pessoal, transmite sinais não visíveis de empatia, pela postura corporal, modo de trajar e até pelos odores e toques sensoriais num aperto de mão, um abraço etc. E isso faz toda a diferença no sucesso ou fracasso de qualquer relacionamento entre seres humanos.

Além disso, é fundamental para uma venda, negociação ou qualquer relacionamento eficaz a visita ao local da outra pessoa, ou seja, a empresa do cliente, sua loja, seu escritório, ou um amigo ou amiga em sua própria casa. Numa visita, você poderá obter sinais simbólicos que falam mais do que o que a própria pessoa falará. O ambiente, a limpeza do lugar, o tipo de mobiliário, a forma como as pessoas se tratam, os olhares, desde a recepcionista da empresa até a pessoa que servirá um café e a própria qualidade do café, das xícaras etc., podem “falar” mais alto que qualquer outra informação verbal. Isso sem falar na observação das pessoas que lá estarão – quem frequenta o local? O que comentam na sala de espera? Tudo isso, se bem observado e trabalhado, poderá oferecer todos os insumos para uma negociação exitosa em qualquer setor do relacionamento humano.

Assim, meu conselho é que você utilize os recursos da tecnologia – e-mail, WhatsApp, Messenger e outros – para confirmar, enviar informações antecipadas ou posteriores, mas, por favor, não deixe de visitar seus clientes e fornecedores no local em que trabalham. E, antes de um relacionamento mais sério com qualquer pessoa, visite o lugar onde ela mora. Você se surpreenderá!

Pense nisso. Sucesso!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL