MENU

COLUNISTAS


Geral

LUIZ MARINS




 
 

Segunda-feira, 11/02/2019, às 06:00

Intoxicados de Informação

Por todos os lados e por todos os meios somos bombardeados por informação – notícias, fofocas, verdades, mentiras, meias-verdades, informação – televisão, jornais, revistas, WhatsApp, Twitter, Facebook, LinkedIn, Google +, e-mails – e o que mais a modernidade inventou.

Numa reunião de amigos, quase todos afirmaram passar o dia todo no trabalho indo do e-mail para o WhatsApp, e, em seguida para o Facebook, depois para o LinkedIn, num círculo repetitivo e vicioso. Quando chegam em casa à noite, assistem a um telejornal, e em seguida se ligam novamente ao WhatsApp, ao Facebook, ao Twitter e,  com a cabeça entupida de tanta informação, não conseguem dormir. E o pior, disseram eles, é que quando paramos para pensar vemos que não recebemos nenhuma informação relevante para nosso aperfeiçoamento pessoal ou profissional – só fofoca, intriga, corrupção, horrores, crimes, violência etc. Estou viciado, confessou um deles, pois a primeira coisa que faço ao acordar é olhar o WhatsApp e começar o mesmo ciclo dia após dia. Não sei como sair dessa, finalizou.

É óbvio que não sou contra a modernidade, a tecnologia, as redes sociais, e menos ainda advogo ficarmos alienados de informação. Quero chamar atenção é para o entulhamento de nossas mentes com informação irrelevante, sem fonte confiável, sem propósito, o que está tomando uma enorme parte de nosso precioso e irrecuperável tempo.

A internet colocou à nossa disposição um mundo infinito de informação. E isso é absolutamente positivo e maravilhoso! Você pode ler, pesquisar, estudar, se aperfeiçoar de qualquer lugar onde se encontre a custos muito baixos, quase de graça. Você pode ter todos os livros editados à sua disposição num tablet ou num smartphone. Você pode fazer cursos a distância (EaD) pelas melhores universidades do mundo, ou mesmo assistir, sem estar matriculado, às melhores aulas, conferências e palestras dos melhores professores do mundo inteiro, sem custo algum! No Youtube, no TED e em outras plataformas de vídeo, você tem um riquíssimo material – filmes, documentários, depoimentos – à sua inteira disposição. Isso nunca aconteceu na história da humanidade. É a total democratização do conhecimento!

Meu pedido é que você não se deixe entulhar, embriagar, entupir, intoxicar por informação que nada agregará à sua motivação e ao seu sucesso. Seja seletivo. Domine sua ansiedade. Invista em você!

Lembre-se de que você está vivendo a mais espetacular era da história da humanidade, e que o tempo é irrecuperável e, se você não investir em você, em seu conhecimento, em seu aperfeiçoamento, em seu futuro, o prejudicado e o culpado será somente você mesmo. Nunca, como hoje, o futuro realmente esteve em suas mãos. A escolha é sua!

Pense nisso. Sucesso!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL