MENU

COLUNISTAS


Geral

LUIZ MARINS




 
 

Segunda-feira, 17/12/2018, às 06:00

Menos missão e mais foco!

Não quero polemizar sem necessidade, mas o que falta às empresas é foco, e não, missão. A missão da maioria das empresas é quase sempre a mesma: ser a melhor ou a maior no que faz ou produz, dar retorno aos acionistas, ser lucrativa, fazer produtos de qualidade, prestar serviços de qualidade, respeitar o meio ambiente, respeitar os colaboradores, ser a fornecedora preferida de seus clientes etc. Todas muito iguais.
 O que falta é foco!
 Aprendemos em filosofia que uma afirmação é absurda quando seu oposto radical é igualmente absurdo. Assim, quando escrevemos que a missão de nossa empresa é ser a primeira ou ser lucrativa, teríamos que perguntar se seria possível ter como missão de alguma empresa ser a última, ter prejuízos, fazer produtos de má qualidade, ou, ainda, desrespeitar o meio ambiente etc. Essas afirmações são, portanto, óbvias, e nem precisariam ser escritas como missão de empresa alguma.
O que falta é foco!
 Vejo que as pessoas que compõem boa parte das empresas sabem muito bem sua missão, mas desconhecem, com a mesma clareza, o foco, onde dispender sua energia, o que fazer e como decidir frente a situações específicas do dia a dia, nas relações com clientes, fornecedores, e mesmo em relação a problemas concretos de qualidade e produtividade.
 Os colaboradores de uma empresa devem ser avaliados pelo seu comprometimento com o foco, e não só com a missão de uma empresa. Para onde vamos? Como vamos chegar lá? Estamos no caminho certo? Quando chegaremos? Isso é que deve ser avaliado. Devemos avaliar comportamentos claros, mensuráveis, concretos, e não atitudes abstratas. Pense nisso. Sucesso!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL