MENU

COLUNISTAS


Geral

LUIZ MARINS




 
 

Segunda-feira, 03/12/2018, às 06:00

Ninguém entende o que escrevo

 Escrever bem é essencial para o sucesso de qualquer profissional nos dias de hoje.
 O mundo moderno já havia se esquecido da escrita quando surgiu a internet e, com ela, os e-mails. Escreve-se muito mais hoje do que há dez anos. Daí a importância de escrever bem.
Recebo dezenas de e-mails de telespectadores todas as semanas. Muitos deles, não consigo compreender. Não sei, de fato, o que a pessoa está solicitando ou comentando. Nem sequer consigo saber se  está fazendo um elogio ou uma consideração negativa.
Escrever bem não é escrever de forma rebuscada, com palavras difíceis ou na ordem inversa para impressionar o leitor. Na comunicação empresarial, a regra é: quanto mais simples, melhor. Quanto mais concisa, clara e objetiva for a mensagem, melhor.
Muitas empresas têm descoberto que um de seus grandes problemas está na comunicação entre departamentos e pessoas, e têm contratado professores de português para avaliar a comunicação interna e externa e ensinar formas mais corretas e eficazes de comunicação empresarial.
Faça uma avaliação da comunicação em sua empresa. Veja quantos problemas poderiam ter sido evitados se houvesse uma melhor comunicação. Avalie se as mensagens escritas são totalmente compreendidas. Treine seu pessoal em como escrever e você sentirá uma grande diferença.
O homem brasileiro é oral e auditivo. Falar bem é muito importante no Brasil. Mas nunca se esqueça de que escrever bem será sempre essencial.
Pense nisso.
Boa Semana. Sucesso!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL