MENU

COLUNISTAS


Geral

LUIZ MARINS




 
 

Segunda-feira, 17/07/2017, às 06:00

O acompanhamento após a venda

Quando perguntamos a mais de 16 mil pessoas o que elas consideram atendimento excelente, em terceiro lugar, com 11,6% dos votos, elas disseram que é fazer acompanhamento após a venda.
Quando se trata de uma venda, é claro que fazer o seu acompanhamento junto ao cliente é fundamental e um grande testemunho do interesse da empresa. O que quero comentar aqui é o que isso significa em relação ao cliente interno, ao nosso colega de trabalho.
 O nosso cliente externo só será bem atendido e, portanto, satisfeito, se nossos clientes internos forem igualmente bem atendidos, isto é, se tiverem as condições necessárias para prestar um bom serviço ao cliente externo. É por isso que sempre digo que o primeiro cliente de uma empresa é o seu colaborador, pois sem ele não haveria atendimento externo.
Ora, fazer acompanhamento após a venda internamente é claro que não significa que vendemos alguma coisa para nosso colega de trabalho. O que significa é que devemos, ao prestar algum serviço, ao fazer algum trabalho internamente, saber, junto à pessoa ou departamento, se o trabalho foi realizado a contento, ou seja, fazer um acompanhamento após ter feito o serviço. Isso é fazer “acompanhamento após a venda” internamente, pois isso é parte essencial de um atendimento excelente, que é o que devemos fazer todos os dias, seja internamente ou externamente.
Assim, é nosso dever ajudar o nosso colega de trabalho, mesmo que ele não solicite explicitamente essa ajuda, e é nosso dever saber se o serviço que prestamos foi bom, para que nos corrijamos sempre, melhoremos sempre, nos aperfeiçoemos sempre em nossa função de servir. Afinal, todos nós existimos para servir.
 Pessoas que fazem esse acompanhamento ou o que chamamos em inglês de follow-up são aquelas que demonstram seu comprometimento com o sucesso de seu colega, do cliente e, portanto, da empresa.
Nesta semana, procure fazer esse acompanhamento após a venda em tudo o que fizer para alguém. Veja que o resultado será surpreendente. As pessoas se encantarão com essa demonstração de comprometimento.
Pense nisso. Sucesso!




OUTRAS COLUNAS









MAIS LIDAS










Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping
Centro - Tubarão/SC - CEP 88701-105 - 48. 3631-5000
Todos os direitos reservados - JORNAL DIÁRIO DO SUL